segunda-feira, 7 de março de 2022

O blogue Viridarium está a ser reativado

E. Haeckel, Kunstformen der Natur (1904)

Viridarium foi mantido entre 2005 e 2011, principalmente como um blogue dedicado à história das ciências, contando com a colaboração de vários autores (Para referência, manteremos acessível o arquivo das quase duas centenas de mensagens publicadas durante esse período). A nomeação do seu administrador como diretor do Museu Nacional de História Natural e da Ciência em 2012, acabou por levar à sua total inatividade, situação que se manteve até aos dias de hoje.

Dez anos depois, é nossa intenção reativá-lo, com caraterísticas e conteúdo diferentes, resultantes de alterações várias de natureza pessoal e profissional e de outros interesses intelectuais. Por motivos de saúde, este ano letivo de 2021/22 será muito certamente o último em que lecionarei na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ficando com mais tempo livre para me dedicar a outras atividades. Poderei abordar e revisitar temas e questões que foram sendo negligenciados ou esquecidos ao longo dos anos. Por outro lado, o afastamento da vida universitária, o facto de já não estar a viver em Lisboa e de ter atualmente dificuldades de mobilidade, tornam mais interessante a utilização de um meio de comunicação como um blogue.

Antes de mais, Viridarium será mantido como um blogue individual e será dedicado ao papel da história e do pensamento na compreensão da relação entre o homem e a natureza. Pretendemos que Viridarium continue a desenvolver temas académicos e disciplinares, nomeadamente no âmbito da história, mas também que tenha um maior caráter cívico, abordando questões político-filosóficas e civilizacionais, nomeadamente relacionadas com a cultura pública e os museus, a ecologia, o socialismo e o marxismo.