sábado, 12 de março de 2022

Duas citações sobre a Ucrânia

Vladimir Ilyich Ulyanov

"E nenhum democrata pode negar o direito da Ucrânia de se separar livremente da Rússia. Somente o reconhecimento irrestrito desse direito permite defender uma união livre dos ucranianos e dos russos, uma associação voluntária dos dois povos em um Estado. Só o reconhecimento incondicional deste direito pode realmente romper completa e irrevogavelmente com o maldito passado czarista, quando tudo foi feito para provocar um distanciamento mútuo dos dois povos tão próximos um do outro em língua, território, caráter e história. O maldito tsarismo fez dos russos carrascos do povo ucraniano e fomentou neles o ódio por aqueles que até proibiam as crianças ucranianas de falar e estudar em sua língua natal."

Publicado pela primeira vez no Pravda nº 82, 28 (15) de junho de 1917. Publicado de acordo com o texto do Pravda. Marxists Internet Archive.

Gennady Zyuganov

"A Rússia está-se finalmente a afastar da idolatria perniciosa do Ocidente…. É hora de mostrar o nosso caráter no Donbass. Estamos rodeados por uma cadeia de Estados hostis. É impossível recuar mais. O Ocidente deve sentir a determinação da Rússia em defender a si mesmo e seus amigos.

(...)

Estamos prontos para apoiar as medidas decisivas do governo para proteger a segurança da Rússia e dos nossos concidadãos nas Repúblicas Populares da região de Donbass."

Artigo de opinião do atual líder do Partido Comunista da Federação Russa de 4 de fevereiro de 2022. Peoples World.