quarta-feira, 23 de maio de 2007

LER: SemanticLinnaeus e Historiographus.org

Cumpre-se hoje o tricentenário do nascimento de Carl Linnaeus. Para o comemorarmos decidimos (o plural é mesmo majestático) dar a público o projecto Historiographus.org e o seu SemanticLinnaeus.

Historiographus
é o protótipo de uma Wiki com anotações semânticas para a História da Ciência e da Técnica, baseada numa ontologia especialmente desenhada para o efeito. Esta é a HiSTEMM (History of Science, Technology, Engineering, Mathematics, and Medicine). Para comemorar o tricentenário de Lineu, optámos por desenvolver este protótipo precisamente a partir da figura deste cientista, testando a ontologia e a Wiki a partir de um conjunto de pessoas, organizações, acontecimentos, objectos, locais e conceitos com ele directa ou indirectamente relacionados. A este núcleo inicial da Wiki demos o nome de SemanticLinnaeus.

O endereço da Wiki é:

http://www.historiographus.org/wiki/

Quem pretender ver o que é possível fazer com o Lineu, associando as tecnologias de colaboração das Wikis com a Semantic Web, pode saltar logo para a página dedicada a Linnaeus, Carl e navegar a partir das relações e atributos nela definidos.

Quem pretender saber um pouco mais sobre o projecto, pode consultar um esboço de apontamento sobre os seus objectivos e sobre a orientação dada à construção da ontologia.

Lembrem-se, contudo, que Historiographus ainda é apenas uma prova de conceito e um protótipo para testar a construção da ontologia e a organização da Wiki. Os textos e as anotações disponíveis são ainda esboços experimentais. A ontologia encontra-se longe de estável e por isso ainda não tornámos público o respectivo ficheiro OWL.

A Wiki de Historiographus.org é uma das contribuições portuguesas previstas num projecto candidato a financiamento europeu no âmbito da História da Ciência e do Ensino da Ciência. Com esse ou outro financiamento e colaboração, esperamos que num curto espaço seja possível construir e desenvolver o seu conteúdo através do contributo de autores devidamente identificados, provenientes de diferentes disciplinas e sectores do ensino e da investigação. Quem estiver desde já interessado em colaborar de alguma forma, ou mesmo quem apenas pretenda esclarecimentos adicionais, encontrará na página de Historiographus.org a necessária informação sobre contactos.