A Sociedade Britânica para a História das Ciências (BSHS) está a organizar uma conferência para comemorar os 75 anos do segundo Congresso Internacional de História das Ciências, que teve lugar em Londres em 1931. O segundo congresso foi um momento marcante na história desta disciplina, devido ao impacto que teve a presença de uma delegação soviética dirigida por Nikolai Bukharine, a defender a necessidade de introdução do materialismo dialético no pensamento científico e da aplicação do materialismo histórico à historiografia da ciências. As posições defendidas por N. Bukharine, Boris Hessen, B. Zavadovsky, N. I. Vavilov e outros, condensadas na obra
Science at the Crossroads, conduziram ao desenvolvimento de novas perspectivas no âmbito da História das Ciências, nomeadamente da História Social das Ciências.
A conferência rerá lugar no Science Museum, precisamente onde se realizou o segundo Congresso Internacional. O tema incide sobre o comprometimento político, filosófico e religioso de homens de ciência (num sentido vasto), sem limitação de períodos históricos.
Data: 15–17 de Setembro de 2006
Local: Science Museum, Londres, RU.
Data limite para resumos: 15 de Fevereiro de 2006
Página na BSHS: Scientists and Social Commitment