sexta-feira, 25 de novembro de 2005

LER: História da Medicina no Wellcome

A Wellcome Library for the History and Understanding of Medicine e o Wellcome Trust Centre for the History of Medicine at UCL, em Londres, produzem e disponibilizam gratuitamente um apreciável conjunto de recursos online para a história da medicina, de que destacamos:

Medical History Volume 49, Number 1Medical History. Revista de alta qualidade de história da medicina, publicada desde 1957. Todos os 49 volumes se encontram integral e gratuitamente disponíveis, através do PubMed Central.


Wellcome History. É um boletim destinado principalmente à comunicação entre investigadores ligados aos centros subsidiados pelo Wellcome Trust. Publica pequenas notas de investigação, descrição de projectos em curso, recensões, notícias, etc. Disponível online em http://www.wellcome.ac.uk/node5430.html.

Medical journals backfiles digitisation project. Projecto do Wellcome Trust em colaboração com o Joint Information Systems Committee (JISC) e a National Library of Medicine (NLM). Visa disponibilizar colecções inteiras desde o início da publicação de revistas médicas, como o Biochemical Journal (desde 1951) e o Medical History (desde 1957), já disponíveis através de PubMed Central. Mais informações, incluindo a lista das revistas incluídas no projecto, em http://library.wellcome.ac.uk/node280.html.

MedHist. É actualmente o mais completo portal de locais Web de história da medicina. Endereço: http://medhist.ac.uk/.

Para além destes recursos, os interessados podem ainda pesquisar todo o catálogo de livros da biblioteca e de manuscritos do arquivo, pesquisar a colecção de imagens de medicina e visualizar alguns (só três) manuscritos através do projecto Turning the pages.