segunda-feira, 28 de novembro de 2005

AGENDA DO CEHCNS: Criada secção de História e Filosofia das Ciências no Instituto Rocha Cabral

Foi constituída uma secção de História e Filosofia das Ciências no Instituto Rocha Cabral, aproveitando a experiência de colaboração entre os investigadores desta área pertencentes ao Instituto.
Logo SHFC
A secção dedica-se à investigação sobre os mais variados aspectos da História e Filosofia das Ciências, mas dada a própria natureza, objectivos científicos e história do Instituto, é dada uma particular atenção à História das Ciências Biológicas, tanto na vertente das Ciências Naturais, como da Medicina e da Saúde.

A existência de secções tem uma longa tradição no Instituto Rocha Cabral. Como referiu em 1934 o seu primeiro director, ``logo de princípio se estabeleceu neste Instituto a divisão em secções". As quatro secções iniciais foram as de Fisiologia, de Histologia e Embriologia, de Bacteriologia e de Química biológica. A secção de História e Filosofia das Ciências é a quinta secção a ser constituída.

A secção é constituída por:

* Coelho, Ricardo Lopes
* Correia, Clara Pinto
* Dias, José Pedro Sousa
* Pinto, Ruy Carvalho

O Centro de Estudos de História das Ciências Naturais e da Saúde continua a existir, passando a integrar as actividades da secção. O CEHCNS mantém a sua identidade, estrutura e autonomia, com membros que não pertencem à secção, e com as suas actividades próprias.

Entre as actividades a curto prazo da secção conta-se o início de um plano de publicações, a organização de uma biblioteca de História e Filosofia das Ciências e a manutenção de uma página na Internet.

Mais informações no endereço da página da secção: http://www.ircabral.org/shfc/