sexta-feira, 27 de maio de 2005

LER: Postilla Religiosa e Arte de Enfermeiros

Editado livro histórico da Medicina e Enfermagem portuguesas
A edição facsimilada de "Postilla Religiosa e Arte de Enfermeiros", primeiro livro português sobre a missão de cuidar, editado em 1741, foi apresentada ao público pelo Professor Luís Nuno Ferraz de Oliveira, no passado dia 9 de Maio, numa iniciativa do Departamento de História da Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.



A Arte de Enfermeiros

Na Dedicatória de um livro datado de 1741 lê-se: “…desejando que os meus discípulos ficassem com alguma utilidade no limitado do meu ensino, lhes ditei esta Postilla Religiosa e pratiquei esta Arte de Enfermeiros para melhor inteligência na aplicação dos remédios...”. O autor é Fr. Diogo de Santiago, religioso da Ordem de S. João de Deus e é o primeiro manual conhecido, em português, sobre o exercício da enfermagem.
Trata-se de uma obra acabada de sair do prelo, em edição “fac-símile” de um exemplar existente na Academia das Ciências de Lisboa, com a apresentação do Prof. Luís Graça, da Escola Nacional de Saúde Pública e introdução do Pe. Aires Gameiro, da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.
É uma edição ALCALÁ, que promete para breve mais obras “fac-similadas”, com interesse para a História da Medicina Portuguesa.
Mais informações: 218803048 (FCML), 217213300 (OHSJD)