terça-feira, 24 de maio de 2005

FERRAMENTAS: Echo - Exploring and Collecting History Online

O Projecto Echo - Exploring and Collecting History Online, desenvolvido pelo Center for History and New Media, da George Mason University, começou em 2001 e visa desenvolver novas abordagens para a recolha de fontes históricas através da Internet.
Echo encontra-se centrado na História Recente da Ciência, Tecnologia e Indústria. Embora alguns dos métodos utilizados sejam algo discutíveis, nomeadamente as formas de obtenção de inquéritos e entrevistas através da Internet, tanto o projecto como os seus resultados merecem ser acompanhados. A página do Projecto Echo encontra-se dividida em quatro secções. A primeira, denominada Research Center, contém um apontador anotado de sites sobre História da Ciência. A segunda secção, o Collecting Center, é dedicada aos locais que privilegiam a recolha de materiais históricos. Na terceira secção, Tools Center, são disponibilizadas uma série de ferramentas livres e gratuitas interessantes. A secção final, denominada Resource Center, contém guias introdutórios e normas de boas práticas para a "história digital".
Entre as ferramentas, destacamos o programa Scribe, destinado à recolha de notas bibliográficas e de leitura no âmbito da pesquisa histórica. Scribe é uma aplicação do FileMaker, disponível para Windows e Mac (não para Linux). Não é ainda a aplicação ideal nesta categoria, mas é suficientemente utilizável. As notas podem ser ligadas com as referências bibliográficas, com um glossário e com uma cronologia, mas falta-lhe flexibilidade na formatação de resultados (por exemplo, na obtenção de referências), além de, claro, lhe faltar uma versão para Linux.

http://echo.gmu.edu/index.php