sexta-feira, 27 de maio de 2005

LER: Postilla Religiosa e Arte de Enfermeiros

Editado livro histórico da Medicina e Enfermagem portuguesas
A edição facsimilada de "Postilla Religiosa e Arte de Enfermeiros", primeiro livro português sobre a missão de cuidar, editado em 1741, foi apresentada ao público pelo Professor Luís Nuno Ferraz de Oliveira, no passado dia 9 de Maio, numa iniciativa do Departamento de História da Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.



A Arte de Enfermeiros

Na Dedicatória de um livro datado de 1741 lê-se: “…desejando que os meus discípulos ficassem com alguma utilidade no limitado do meu ensino, lhes ditei esta Postilla Religiosa e pratiquei esta Arte de Enfermeiros para melhor inteligência na aplicação dos remédios...”. O autor é Fr. Diogo de Santiago, religioso da Ordem de S. João de Deus e é o primeiro manual conhecido, em português, sobre o exercício da enfermagem.
Trata-se de uma obra acabada de sair do prelo, em edição “fac-símile” de um exemplar existente na Academia das Ciências de Lisboa, com a apresentação do Prof. Luís Graça, da Escola Nacional de Saúde Pública e introdução do Pe. Aires Gameiro, da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.
É uma edição ALCALÁ, que promete para breve mais obras “fac-similadas”, com interesse para a História da Medicina Portuguesa.
Mais informações: 218803048 (FCML), 217213300 (OHSJD)

AGENDA: A Arte de Curar em África


Sociedade de Geografia de Lisboa
Secção de História da Medicina
(Em memória do Prof. Barbosa Sueiro)
Exposição e Conferências: Junho-Julho 2005
21 Junho: 16h30
A arte de curar em África: entre a tradição e a modernidade
Abertura:
Margarida Marques (representante da CE)
Luis Aires-Barros
Luis Nuno Ferraz de Oliveira
José Luis Doria
29 Junho: 18h00
A medicina tradicional e as colecções etnográficas da SGL
Manuela Cantinho
6 Julho: 18h00
A arte de curar em África e as acções do Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Jorge Torgal
13 Julho: 18h00
Saúde e Tradição na Zona de Nampula: Perspectivas etnológicas, teo-antropológicas e médica
Pedro Guilherme Kulyumba & Juse Luzia Gonçalves
27 Julho: 18h00
A arte de curar na minha vida profissional em África
Luis N. Ferraz de Oliveira
Encerramento da Exposição
***
Todas as sessões decorrerão na Sociedade de Geografia de Lisboa - Rua das Portas de Santo Antão, 100 - Lisboa (ao lado do Coliseu dos Recreios de Lisboa)

terça-feira, 24 de maio de 2005

FERRAMENTAS: Echo - Exploring and Collecting History Online

O Projecto Echo - Exploring and Collecting History Online, desenvolvido pelo Center for History and New Media, da George Mason University, começou em 2001 e visa desenvolver novas abordagens para a recolha de fontes históricas através da Internet.
Echo encontra-se centrado na História Recente da Ciência, Tecnologia e Indústria. Embora alguns dos métodos utilizados sejam algo discutíveis, nomeadamente as formas de obtenção de inquéritos e entrevistas através da Internet, tanto o projecto como os seus resultados merecem ser acompanhados. A página do Projecto Echo encontra-se dividida em quatro secções. A primeira, denominada Research Center, contém um apontador anotado de sites sobre História da Ciência. A segunda secção, o Collecting Center, é dedicada aos locais que privilegiam a recolha de materiais históricos. Na terceira secção, Tools Center, são disponibilizadas uma série de ferramentas livres e gratuitas interessantes. A secção final, denominada Resource Center, contém guias introdutórios e normas de boas práticas para a "história digital".
Entre as ferramentas, destacamos o programa Scribe, destinado à recolha de notas bibliográficas e de leitura no âmbito da pesquisa histórica. Scribe é uma aplicação do FileMaker, disponível para Windows e Mac (não para Linux). Não é ainda a aplicação ideal nesta categoria, mas é suficientemente utilizável. As notas podem ser ligadas com as referências bibliográficas, com um glossário e com uma cronologia, mas falta-lhe flexibilidade na formatação de resultados (por exemplo, na obtenção de referências), além de, claro, lhe faltar uma versão para Linux.

http://echo.gmu.edu/index.php

quarta-feira, 18 de maio de 2005

AGENDA: Conferência em Londres. Formas de Fazer e de Conhecer

Ways of Making and Knowing: The Material Culture of Empirical Knowledge

Um programa interdisciplinar e percorrendo vários períodos históricos sobre a interligação entre o mundo material e o mundo do espírito científico.

Local e Data: Londres, de 11 a 15 de Julho de 2005

Organização: Wellcome Trust Centre for the History of Medicine at UCL, Wellcome Trust e Yale Center for British Art.

Terá lugar em várias instituições e locais: Chelsea Physic Garden, British Museum, Royal Botanical Gardens at Kew, Natural History Museum, Victoria and Albert Museum e Painshill Park.
URL:
http://www.ucl.ac.uk/histmed/events11-07-05.html

Programa em PDF:
http://www.ucl.ac.uk/histmed/PDFS/Events/Prog-GEN.pdf