domingo, 4 de setembro de 2022

Portal Lezíria do Tejo tornado público

O portal Lezíria do Tejo é agora tornado público no novo endereço www.leziriadotejo.eu.

Lezíria do Tejo é o caderno de campo para um projeto sobre o Património Natural e Cultural e a História do Ribatejo e da Lezíria do Tejo, a planície aluvial do Tejo, em Portugal.

Este trabalho é visto eventualmente como parte de uma futura Rota Cultural das planícies de cheia da Europa (ver a página do programa Rotas Culturais do Conselho da Europa).

Nas suas próprias palavras: “Lançados pelo Conselho da Europa em 1987, os Percursos Culturais demonstram, através de uma viagem no espaço e no tempo, como o património e culturas dos diferentes países da Europa contribui para um património cultural vivo e partilhado. ”

Para uma visão geral das planícies aluviais europeias, consulte o visualizador de estatísticas de planícies aluviais da Rede Europeia de Informação e Observação do Ambiente (Eionet).

Grande parte deste projeto tem estado a ser realizado como um trabalho de lazer e tempos livres, envolvendo a colaboração de Diana Carvalho e José Pedro Sousa Dias. É à Diana que devemos a crescente sensibilização para a região do Ribatejo, onde passámos a maior parte do tempo durante a pandemia de Covid-19. O rio Tejo e as suas planícies foram um refúgio e santuário caloroso e acolhedor durante este período.

O projeto visa a publicação deste portal e, eventualmente, de um guia impresso.