ULis2011 - Centenário da Refundação da Universidade de Lisboa 1288 | 1911 | 2011
O que vamos comemorar?
A Universidade de Lisboa tem as suas raízes no Estudo Geral criado em Lisboa em 1288-1290. A universidade manteve-se nesta cidade durante a maior parte do período medieval e até meados do século XVI, ausentando-se apenas nos dois breves períodos de1308-1338 e 1354-1377. A partir de 1537, com a instalação da Universidade de Coimbra, a capital deixou de ter estudos superiores. Estes só regressaram no século XIX, com a criação da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (1836), da Escola Politécnica (1837) e do Curso Superior de Letras (1859).
Estas escolas constituíram a base para a refundação da Universidade de Lisboa pelo regime republicano. O Decreto de 22 de Março de 1911 criou a Universidade de Lisboa, a que se seguiu outro, de 19 de Abril do mesmo ano, que transformou as Escolas oitocentistas nas Faculdades de Medicina, de Ciências e de Letras. A estas juntaram-se, um pouco mais tarde, as Faculdades de Direito e de Farmácia. Só depois do 25 de Abril se alargou a Universidade a outras áreas académicas: Psicologia, Ciências da Educação, Ciências Sociais, Belas-Artes e Medicina Dentária.
É toda esta história, longa de séculos, que comemoramos em 2011, por ocasião do 1.º centenário do decreto republicano.
Porque comemoramos?
A história interessa-nos enquanto elemento do presente e do futuro. A ULis2011 será uma celebração do que queremos fazer nas próximas décadas.
Com estas comemorações pretende-se reforçar a coesão da Universidade, divulgar o seu património cultural, museológico e científico e projectar o seu nome e projectos de futuro no seio da sociedade.
Como pensámos as comemorações?
Foram seleccionados quatro temas base para as comemorações dos 100 Anos da refundação da Universidade de Lisboa:
→ 100 Pessoas (História)
A Memória e a História da Universidade, Medieval e Contemporânea, através dos seus agentes (Pessoas, Grupos e Instituições).
→ 100 Locais (Património)
O Património histórico da Universidade, através de 100 locais, instalações e objectos, que melhor representem o percurso da Universidade.
→ 100 Lições (Ensino e Cultura)
O contributo formativo e cultural da Universidade, centrando-se na realização de um programa de 100 lições ministradas por antigos alunos.
→ 100 Ideias para o Futuro (Ciência e Inovação)
O pensamento como potencial científico, formativo, cultural e cívico da Universidade.
As comemorações ULis2011 serão uma manifestação da coesão, mas também da diversidade da Universidade de Lisboa, contando simultaneamente com actividades transversais e com acções em várias Unidades Orgânicas, nomeadamente naquelas que comemoram a alteração do seu estatuto próprio, com a passagem a Faculdades em 1911.
Qual é o programa das comemorações?
As comemorações ULis2011 incluirão um programa de publicações impressas, conteúdos multimédia e eventos públicos, cuja organização poderá ser acompanhada através da página web do Centenário em http://centenario.ul.pt/.