sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

AGENDA: Encontro Nacional na Culturgest

PARA QUE A GENTE NUNCA SE ESQUEÇA DE TUDO O QUE APRENDEU NA ESCOLA

O HIPST é um projecto em plena fase de lançamento, financiado pelo 7º Programa Quadro da União Europeia. Em português, chamamos-lhe História e Filosofia da Ciência para o Ensino e Compreensão Pública da Ciência. Portugal foi, juntamente com a Alemanha, a Grécia, a Polónia, a Itália, a Hungria e a Grã-Bretanha, um dos sete países a aceitar este desafio e meter ombros a uma tarefa que irá desenrolar-se agora por vários anos, no sentido de utilizar os conhecimentos de História e Filosofia da Ciência para rever o conteúdo e o enquadramento dos livros de texto por onde os nossos filhos estudam na escola. Para já, este esforço irá ser feito a nível do Ensino Secundário, devendo depois o esforçço estender-se para o Básico, e até para a Pré.

Pretende-se, com o HIPST, obter um ensino não só com menos erros, mas também com melhor lógica. É necessária uma muito melhor arrumação temática dos textos e imagens para tornar possível uma consequente muito melhor organização temática no conhecimento que os estudantes memorizam – por forma a que este fique, finalmente, realmente memorizado, e não apenmas colado por uns dias.

De 20 a 22 de Junho, no Pequeno Auditório da Culturgest, historiadores, filósofos, cientistas e especialistas da comunicação e do ensino de Ciência vão apresentar e discutir as suas contribuições para o tema – que, pela sua natureza, é obviamente do maior interesse para pais e professores, e, por arrastamento, para toda a Sociedade Civil.

2 comentários:

DL disse...

Se a organização e arrumação dos textos e imagens já é errática, que dizer da inclusão de publicidade nalguns manuais, como foi explicado num tema do jornal Público há poucas semanas? A situação é pouco animadora.

Porfirio Silva disse...

Penso que pode ser do interesse dos leitores deste blogue o Ciclo de Conferências "Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais". Informação disponível no sítio do Ciclo de Conferências .