quinta-feira, 30 de novembro de 2006

AGENDA: PEDIDO DE COLABORAÇÕES

A atual Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (biênio 2004-22006) comunica aos pesquisadores nas áreas de História da Ciência, Filosofia da Ciência, Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências que o seu órgão oficial de publicação, a Revista da SBHC, está recebendo artigos em português, espanhol, inglês e francês. A inclusão de artigos nessas quatro línguas faz parte do seu esforço em promover uma maior disseminação da revista, bem como integrar a comunidade brasileira especializada na área a outras existentes no mundo. Os atuais editores da Revista são os Profs.Drs. Antonio Augusto Passos Videira (UERJ, guto@cbpf.br) e Olival Freire Jr (UFBA). Maiores informações podem ser obtidas no sítio oficial da Sociedade: http://www.mast.br/sbhc/inicio.htm ou pelo e-mail revistadasbhc@mast.br . A revista tem mantido a sua periodicidade e já está disponível em versão eletrônica no site http://www.mast.br/sbhc/inicio.htm.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

NA CAIXA DO CORREIO: GRANDES PORTUGUESES

A GRANDE FEMINISTA
Adelaide Cabete marcou profundamente o lançamento do século XX português. Natural de Elvas, passou a infância e a primeira juventude a trabalhar na ameixa e a servir em casas ricas, onde aproveitou para aprender, sozinha, os rudimentos da escrita e da leitura. Só fez o exame da quarta classe aos 22 anos, já casada e empenhada na causa feminista e republicana. Acabou por vir para Lisboa e entrar em Medicina, contando-se, a propósito da sua dedicação extrema ao estudo, que memorizava as minudências da Anatomia com o livro encostado ao balde, enquanto lavava o chão. Tornou-se ginecologiata, abriu um consultório na Baixa, e entrou para a maçonaria. Como se todas estas opções pioneiras não lhe bastassem, foi também militante de campanhas anti-alcoólicas, abolicionistas, pacifistas, incluindo a denúncia de brinquedos bélicos, e ainda de defesa dos animais, incluindo o protesto contra as touradas. Mais se revelou excelente e prolixa oradora, e deu largas às suas capacidades organizativas e de liderança durante os mais de vinte anos em que foi presidente do Conselho Nacional das Mulheres. Está bem, não gostava de saias curtas. Não se lhe conhece mais nenhuma incoeencia.
Quem é que se lembra dela?
Aparentemente, milhares de pessoas. A grande feminista é uma das figuras da frente na votação para Os Grandes Portugueses. É um daqueles casos felizes, não tão frequentes como isso, em que todo o país está de parabéns.




DE MATERIALISTA A SANTO
Outro personagem que se mantém empedernidamente à frente da lista de Os Grandes Portugueses é o inefável Dr. Sousa Martins. Esse mesmo, o médico que, depois de morto, foi feito santo pelos doentes. Aquele que tem a estátua permanentemente ornamentada por flores frescas e velas acesas, num pedestal onde tanta gente vem ajoelhar-se e rezar. O cemitério de Alhandra, onde se encontra o seu jazigo, enche-se em cada dia 7 de Março e 18 de Agosto, as efemérides do seu nascimento e morte, com milhares de devotos adoradores. E, pelos vistos, a fé é tão forte, tão intensa, que o mantem à frente de uma corrida que também é disputada por Camões ou Egas Moniz. Porque de certeza que é no santinho, e não no cientista, que as pessoas estão a votar.
José Tomás de Sousa Martins pertence à geração heroica dos médicos e farmacêuticos que exerceram no final do século XIX e se dedicaram à luta contra a tuberculose, então um terrível flagelo dos pobres, e incurável antes da introdução da penicilina. Ficou ele próprio tuberculoso em Agosto de 1897, e suicidou-se logo a seguir, porque “nao se queria ver derrotado pela doença que tinha combatido constantemente durante a sua vida”, como costuma constar das biografias. O que é docemente irónico na sua transmutação em santo é o facto de, à semelhança do seu colega e amigo Miguel Bombarda, Sousa Martins ter abraçado o materialismo e abandonado toda a religião adquirida. Mas o povo é que manda. E o povo vota no santo.

AGENDA: Segundo Encontro de História das Ciências Naturais e da Saúde

Segundo Encontro de História das Ciências Naturais e da Saúde

Local e data: Lisboa
, Culturgest. 7 - 8 de Julho de 2007
Organização:
Secção de História e Filosofia das Ciências do Instituto de Investigação Científica de Bento da Rocha Cabral
Prazo limite para resumos:
28 de Fevereiro de 2007
Prazo limite para textos integrais (facultativos)
: 1 de Julho de 2007

Este encontro, que utiliza o Open Conference Systems desenvolvido pelo Public Knowledge Project, permite aos participantes submeter os resumos/abstracts online em http://www.ircabral.org/conferencias/submit.php?cf=1.

As apresentações podem incluir:

• Comunicação oral (resumo com max. de 250 palavras)
• Poster (resumo com max. de 250 palavras)

Comissão Científica:
  • Prof. António Amorim da Costa (Universidade de Coimbra)
  • Prof. António Augusto Marques de Almeida (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
  • Prof. Eduardo Crespo (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
  • Prof. Ruy Pinto (Instituto Rocha Cabral/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Comissão Executiva:
  • Prof. Clara Pinto Correia (Secção de História e Filosofia da Ciência do IRC/ Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)
  • Prof. José Pedro Sousa Dias (Secção de História e Filosofia da Ciência do IRC/ Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa)
  • Prof. Ricardo Lopes Coelho (Secção de História e Filosofia da Ciência do IRC/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Tópicos para as sessões plenárias:
  1. Os olhares da História
  2. Saúde e Sociedade
  3. Ontogenia e Filogenia

Horário:
7 - 8 de Julho de 2007
Manhã - 10.30 às 13.30
Tarde - 15.30 às 19.30


Apelo à participação (Call for Papers Announcement)

Na sequência do Primeiro Encontro de História das Ciências Naturais e da Saúde, realizado na Arrábida em Julho de 2004, a Secção de História e Filosofia das Ciências do Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral está agora a preparar o Segundo Encontro, desta vez centrado no mundo ibérico, estendendo-se aos países que têm o Português ou o Castelhano como língua oficial.

Os trabalhos estão abertos a todos os participantes interessados em apresentar contribuições nesta área, sem quaisquer limitações em termos de período histórico compreendido, em forma de comunicação oral de 15 minutos ou de poster. Aceitam-se como línguas do Encontro tanto o Português como o Castelhano.

A organização dos painéis de comunicações orais e posters, dependente no número de contribuições e das características específicas de cada tema, será apresentada formalmente a 1 de Abril de 2007. Poderão ter lugar várias sessões de comunicações em simultâneo. Competirá aos membros da Comissão Executiva assegurar a moderação destes paineis.

Os resumos (abstracts) das comunicações orais e dos posters serão sujeitos a um processo de revisão e aprovação e publicados no programa e livro de abstracts do Encontro, a distribuir aos participantes pelo Secretariado.

Os autores das conferências plenárias e das comunicações orais que forem aprovadas, serão convidados a afixar os respectivos textos integrais na página do Segundo Encontro, de forma a estes poderem ser lidos e consultados pelos restantes participantes inscritos. Estes textos poderão ficar online após a realização do Encontro, acessíveis através de pesquisa pelos sistemas de repositórios e bases de dados internacionais, utilizando o Protocolo OAI.

À semelhança do que foi feito no Primeiro Encontro, os textos das Comunicações Plenárias serão publicados no Livro de Actas, a publicar posteriormente na série "Opuscula officinara. Trabalhos de História e Filosofia das Ciências do Instituto Rocha Cabral", em edição da Shaker Verlag e do Instituto Rocha Cabral.

O Livro de Actas do Primeiro Encontro de História das Ciências Naturais e da Saúde (Arrábida, Julho de 2004) estará disponivel no Secretariado para consulta ou aquisição, podendo ser igualmente adquirido através da página da editora.

PROGRAMA
DIA 7
9.30 - 10.30 - Inscrições, logística e distribuição de materiais do Encontro
10.30 - 13.30
Sessão Plenária: "Os olhares da História"
Profª Ana Maria Rodrigues (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Profª Fátima Nunes (Universidade de Évora)
Moderação e Considerações Introdutórias: Prof. Augusto Fitas (Universidade de Évora)
11.30 - 12.00
Intervalo para café
15.30 - 19.30
Sessão Plenária: "Saúde e Sociedade"
Prof. Henrique Perdiguero (a confirmar) (Universidade Miguel Hernández - Alicante)
Prof. José Pedro Sousa Dias (Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa)
Prof. Laura Ferreira dos Santos (Universidade do Minho)
Moderação e Considerações Introdutórias: Prof. José David-Ferreira (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa)
17.00 - 17.30
Intervalo para café

21.00
Concerto
Programa a aunciar.
(Auditório ao ar livre da Culturgest)
Inscrições no Secretariado.

Dia 8

9.30 - 10.30 - Logística e distribuição de materiais
10.30 - 13.30 - Sessões livres e posters.
12 - 12.30
Intervalo para café
15.30 - 19.30
Sessão Plenária: "Ontogenia e Filogenia"
Prof. Isabel Delgado Eschevarria (Universidade de Zaragoça)
“Entre microscopios e insectos, cuando la citología dio (a) luz a la genética cromosómica”
Prof. Teresa Avelar (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)
Prof. Clara Pinto Correia (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)
"A eugenia das Luzes e as motivações de Vandermonde"
Moderação e Considerações Introdutórias: Prof. Luís Vicente (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
17.00 - 17.30
Intervalo para café.

Quaisquer esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos através do email: clara@ulusofona.pt

sábado, 25 de novembro de 2006

AGENDA: PRÉMIO PARA CARLOS FIOLHAIS

O físico Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o prémio Rómulo de Carvalho, numa sessão solene que decorreu na Sala de Actos da Universidade de Évora. Presidida pelo Prof. Jorge Araújo, reitor daquela Universidade, a cerimónia contou ainda com a presença de vários dos membros do júri, e também do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago. Ao usar da palavra, este último elogiou a Universidade de Évora pela criação do Prémio, destinado a premiar o mérito em História, Didáctica e Pedagogia da Ciência, felicitou Carlos Fiolhais pelo seu "excelente" desempenho da divulgação da Física e pela sua "energia incansável" no trabalho que tem feito junto das escolas secundárias; e ainda recordou as suas próprias interacções com Rómulo de Carvalho, nos últimos anos de vida do cientista, divulgador e poeta -- salientando ter sido dele próprio que partiu a iniciativa de alterar o título da Física para o Povo para Física do Dia a Dia, já que, como terá comentado na altura, "o povo deixou de existir". Carlos Fiolhais comprometeu-se, no discurso de aceitação do prémio, a continuar o seu trabalho de divulgação, nomeadamente a série Física Divertida, e também a "aprender mais sobre História da Ciência" com "outros colegas mais experientes". A sessão terminou com um concerto de cravo, seguindo-se uma deslocação do ministro a Estremoz, para inaugurar o pêndulo de Focault do centro Ciência Viva daquela cidade.

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

AGENDA: Prémio Rómulo de Carvalho

É já no próximo dia 24 de Novembro que vai ter lugar, em sessão solene a decorrer na Universidade de Évora, a entrega do Prémio Rómulo de Carvalho. Comemora-se nesta data o dia da Ciência e o aniversário de Rómulo de Carvalho, e o prémio visa distinguir bienalmente um autor de língua portuguesa, relevante no domínio da História da Ciência, da Didáctica das Ciências ou da divulgação da cultura científica. As propostas são oriundas de Universidades e Institutos Científicos dos países de língua portuguesa, devendo cada candidatura ser fundamentada com a apresentação do autor e da respectiva obra científica.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

AGENDA: Conferências no Instituto Rocha Cabral

Conferências no Instituto Rocha Cabral (2006)

Local: Sala de Conferências do Instiituto Rocha Cabral, Calçada Bento Rocha Cabral, 14, Lisboa (Largo do Rato)

Telef./Fax 213882993

20 de Novembro, Segunda–feira às 21.15 horas
O que descobriram os descobridores da energia
Ricardo Lopes Coelho – Prof. Aux. da Fac. Ciências da Universidade de Lisboa, Univ. Técn de Berlim e Secção de História e Filosofia das Ciências do Instituto Rocha Cabral.

22 de Novembro, Quarta–feira às 21.15 horas
As esposas e as outras: as mulheres nas Ciências Biológicas na 1ª metade do Séc. XX
José Pedro Sousa Dias – Prof. Ass. da Fac. Farmácia da Universidade de Lisboa e Secção de História e Filosofia das Ciências do Instituto Rocha Cabral.

27 de Novembro, Segunda–feira às 21.15 horas
Pierre Curie – Radioactividade e não só…
Maria Elisa Maia – Prof. Aux. (aposentada) da Fac. Ciências da Universidade de Lisboa.

29 de Novembro, Quarta–feira às 21.15 horas
J. J. Thomson, o estudo das descargas e a microfísica
Isabel Serra – Prof. Aux. da Fac. Ciências da Universidade de Lisboa.

4 de Dezembro, Segunda–feira às 21.15 horas
Paul Langevin: Sábio, puro e iluminado
Ruy Carvalho Pinto – Prof. Cat. (Jubilado) da Fac. Ciências da Universidade de Lisboa e Director do Instituto Rocha Cabral.

6 de Dezembro, Quarta–feira às 21.15 horas
Rómulo de Carvalho, comunicador
Fernando Bragança Gil – Prof. Cat. (Jubilado) da Fac. Ciências da Universidade de Lisboa.

11de Dezembro, Segunda–feira às 21.15 horas
A Eugenia no Séc. XVIII: as inspirações de Vandermonde
Clara Pinto Correia - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Secção de História e Filosofia das Ciências do Instituto Rocha Cabral.

segunda-feira, 13 de novembro de 2006

LER: CALAMITÉS ET MIRACLES

O bispo Grégoire de Tours é considerado por vários especialistas o melhor escritor da Gália franca durante o século VI, quando a região atravessava tempos sombrios, num clima geral de decadência -- no qual, segundo a introdução do clérigo à sua obra ambiciosa Histoire des Francs, já ninguém envidava esforços para cultivar as letras, deixando a língua entregue aos acasos tribais. O volume Calamités et Miracles apresenta-nos excertos representativos desta obra notável, focando-se exclusivamente sobre as descrições que Grégoire nos deixou tanto de "calamidades" como de "milagres". Tanto uns como outros são emblemáticos da mente educada da Alta Idade Média, profundamente enamorada do maravilhoso e do fantástico. Embora esta fonte não se encontre distribuída em Portugal, pode ser consultada na Bibioteca da Secção de História e Filosofia da Ciência do Instituto de Investigação Científica Bento da Rocha Cabral, em Lisboa.

AGENDA: NANNING, AGOSTO 2007

Vai ter lugar de 20 a 24 de Agosto, na cidade de Nanning, a 11th International Conference on History of Science and Technology in China, subordinado os temas Science and Technology Innovation & Scientific view of Development e Science, Technology and Civilization of Chinese Ethnic Groups. Destina-se, fundamentalmente, aos que trabalham em história da ciência e tecnologia, e civilização na China ou em países vizinhos. Os abstracts podem ser enviados até ao fim de Janeiro de 2007.