terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

CONTEÚDOS: Apelo à colaboração na Wikipédia


Quem tenha seguido os últimos posts deste blog, certamente reparou que afixei aqui alguma da colaboração enviada para a Wikipédia lusófona. Este post é um apelo para que outros investigadores colaborem neste projecto de enciclopédia livre e aberta.
A Internet em geral e a Wikipédia em particular tornou-se um repositório de informação utilizado sistematicamente como referência por alunos de pré-graduação de todas as universidades. Essa utilização é frequentemente feita de forma acrítica e sem critério. Ignorá-la é um erro. Encará-la apenas de forma negativa continua a ser um erro.

Alguma história recente

A dimensão da importância da Wikipédia levou alguns professores a utilizá-la no processo de aprendizagem. O resultado de uma dessas experiências foi descrita no post "Whither Wiki?", afixado pelo historiador T. Mills Kelly no edwired em 14 de Dezembro do ano passado[1]. Um ponto alto da atenção prestada à Wikipédia teve lugar precisamente no mesmo dia do post anterior, quando a revista Nature publicou um artigo de Jim Giles, "Internet encyclopaedias go head to head", descrevendo os resultados (algo surpreendentes) de um estudo comparativo com a Encyclopedia Britannica[2]. Entre outros pontos destacados no artigo de Giles, conta-se o apelo dos organizadores da Wikipédia aos cientistas, para melhorarem o conteúdo da enciclopédia livre. No âmbito da história da ciência, este apelo não deixou de dar os seus frutos. A 15 de Janeiro de 2006, o utilizador Ragesoss (Sage Ross, um estudante de pós-graduação do Programa de História da Medicina e da Ciência da Yale University) iniciou o WikiProject History of Science com a finalidade de melhorar o conteúdo em história da ciência da Wikipédia[3]. Este projecto, que conta neste momento com mais de duas dezenas e meia de colaboradores inscritos, veio dar novo fôlego ao History of Science Portal, iniciado em 27 de Março de 2005 pelo utilizador Ancheta Wis[4].

Argumentos

Vou só resumir algumas observações que me parecem pertinentes:

  1. Sobre o conteúdo. O conteúdo da Wikipédia depende dos colaboradores. Dadas as suas características (os contributos podem ser livremente modificados e só são assinados no log do histórico das revisões), é compreensível que os investigadores não se sintam atraídos a escrever artigos de propósito para a Wikipédia. Contudo, nada os impede de adaptar e resumir textos anteriormente publicados, em papel ou na Net. Se os textos são da nossa autoria, somos livres de os editar para a publicação na Wikipédia. O log do histórico e uma citação da nossa fonte na bibliografia e/ou nos links do artigo é o bastante para defender a autoria (não a propriedade) intelectual. É um esforço mínimo, com largos resultados.
  2. Para além do conteúdo. A participação no projecto da Wikipédia é (para todos, incluindo nós próprios) não só uma experiência de conhecimento e de comunicação, mas também de cidadania, de respeito pelos outros, de tolerância, de empenhamento e de colaboração num contexto inter-(cultural e nacional), que vale por si só como uma importante ferramenta de ensino e de formação. O envolvimento, activo e acompanhado, de alunos de pré e pós-graduação neste projecto pode constituir uma importante acção formativa. Aquilo que poderia parecer um ponto fraco do projecto (a livre edição) torna-se aqui um ponto forte. A correcção de artigos existentes e a redacção de novos artigos, a sua discussão com professores e orientadores e a subsequente reedição na Wikipédia, são tarefas formativas dinâmicas, onde o estudante sente que está a fazer algo útil, produtivo, sujeito ao escrutínio público e com consequências.
  3. A experiência. A metodologia (e a tecnologia) subjacente à Wikipédia pode ser aplicada a outros projectos. Estou a pensar concretamente na sua aplicação em contextos temáticos e com grupos de autores mais restritos: Uma enciclopédia temática redigida por um grupo de colaboração composto por especialistas numa dada área, em que só entram novos membros através do convite de um ou mais dos participantes. Uma experiência dinâmica de produção e validação de conhecimento através de um processo permanente de revisão e crítica entre pares.
Ferramentas apoio

Para dar corpo a este apelo, decidimos seguir o exemplo de Ancheta Wis e Sage Ross e pôr de pé duas infraestruturas de colaboração no âmbito da história da ciência na Wikipédia lusófona: o Portal de História da ciência e o WikiProjecto de História da ciência. A primeira serve para organizar e dar alguma orientação para a consulta dos artigos sobre história da ciência, da medicina e da tecnologia. A segunda, o WikiProjecto de História da ciência visa criar e melhorar o conteúdo relacionado com a história da ciência (considerada com um significado amplo, onde também se incluem a história da medicina, a história da tecnologia, a história da matemática e os aspectos históricos da filosofia da ciência). Este projecto também procura assegurar a manutenção do Portal de História da ciência e melhorar a classificação e categorização dos artigos com ele relacionados. A página do projecto inclui várias ideias (passíveis de serem melhoradas) sobre o que pode ser feito.

A lista de participantes do projecto ainda só tem um nome (adivinhem qual), mas este apelo visa precisamente aumentar o seu número. Se pretender colaborar, registe-se na Wikipédia e junte o seu nome à lista de participantes na página do projecto. Não deixe igualmente de participar na sua página de discussão. Claro, que também pode dar a sua colaboração para a Wikipédia sem participar directamente no WikiProjecto.

Mesmo que não queira participar ou colaborar de alguma forma, esperamos que este apelo tenha servido para o sensibilizar para a necessidade de dar alguma atenção à Wikipédia.

Notas

[1] T. Mills Kelly. "Whither Wiki?". edwired. A website devoted to the teaching and learning of history online. Posted 14 Dez. 2005. http://chnm.gmu.edu/history/faculty/kelly/blogs/edwired/archives/2005/12/whither_wiki.html
[2] Jim Giles. "Internet encyclopaedias go head to head". Nature. Publ. online 14 Dez. 2005. http://www.nature.com/news/2005/051212/full/438900a.html
[3] WikiProject History of Science. Wikipedia. English version. http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:WikiProject_History_of_Science
[4] Portal:History of science. Wikipedia. English version. http://en.wikipedia.org/wiki/Portal:History_of_science
[5] Portal de História da ciência. Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Hist%C3%B3ria_da_ci%C3%AAncia
[6] WikiProjecto de História da ciência. Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Projetos/Hist%C3%B3ria_da_ci%C3%AAncia