sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Maria João Seixas dá a sua Lição na Cinemateca


O ciclo Cem Lições apresenta a Lição de Maria João Seixas no próximo sábado, dia 19 de Fevereiro, às 19 horas, na Cinemateca.

Maria João Seixas optou por dar a sua Lição na Cinemateca, que dirige, e escolheu o filme “Prestígio Real” de Mehboob Khan como base para a sua sessão.

Maria João Seixas. Jornalista e autora de vários programas de rádio e televisão. N. Moçambique, 1945. Antiga aluna de Filosofia, na Faculdade de Letras da UL. Foi assessora do primeiro-ministro António Guterres, para os Assuntos Culturais. Foi mandatária das candidaturas de Mário Soares e Jorge Sampaio à Presidência da República, e de Manuel Maria Carrilho, à Câmara Municipal de Lisboa. É directora da Cinemateca Portuguesa, desde Janeiro de 2010.

19 Fevereiro
19h00 na Sala Dr. Félix Ribeiro | Cinemateca
Exibição do Filme: “Prestígio Real” de Mehboob Khan (Índia, 1952 - 117 min., legendado em português)

Sinopse: É a mais célebre das grandes produções de Bombaim, o equivalente de... E TUDO O VENTO LEVOU do cinema de “Bollywood”, conhecido em francês como MANGALA, FILLE DES INDES e em inglês como SAVAGE PRINCESS. História da “domesticação” de uma princesa orgulhosa e do sacrifício de uma camponesa, AAN (literalmente: “Dignidade”) é uma verdadeira síntese das grandes produções indianas dos anos 50, com uma elaborada mise-en-scène, cores que não existem no espectro solar e várias e fabulosas canções, que se tornaram êxitos perenes na Índia e em vários outros países. Será apresentada a versão comercializada em Portugal à época, mais curta do que a que circulou em outros países da Europa. Versão que, em 1953, esgotou o Odéon durante quase um ano.