quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ULis2011- Centenário da Refundação da Universidade de Lisboa

ULis2011 - Centenário da Refundação da Universidade de Lisboa
1288 | 1911 | 2011

O que vamos comemorar?

A Universidade de Lisboa tem as suas raízes no Estudo Geral criado em Lisboa em 1288-1290. A universidade manteve-se nesta cidade durante a maior parte do período medieval e até meados do século XVI, ausentando-se apenas nos dois breves períodos de1308-1338 e 1354-1377. A partir de 1537, com a instalação da Universidade de Coimbra, a capital deixou de ter estudos superiores. Estes só regressaram no século XIX, com a criação da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa (1836), da Escola Politécnica (1837) e do Curso Superior de Letras (1859).

Estas escolas constituíram a base para a refundação da Universidade de Lisboa pelo regime republicano. O Decreto de 22 de Março de 1911 criou a Universidade de Lisboa, a que se seguiu outro, de 19 de Abril do mesmo ano, que transformou as Escolas oitocentistas nas Faculdades de Medicina, de Ciências e de Letras. A estas juntaram-se, um pouco mais tarde, as Faculdades de Direito e de Farmácia. Só depois do 25 de Abril se alargou a Universidade a outras áreas académicas: Psicologia, Ciências da Educação, Ciências Sociais, Belas-Artes e Medicina Dentária.

É toda esta história, longa de séculos, que comemoramos em 2011, por ocasião do 1.º centenário do decreto republicano.

Porque comemoramos?

A história interessa-nos enquanto elemento do presente e do futuro. A ULis2011 será uma celebração do que queremos fazer nas próximas décadas.

Com estas comemorações pretende-se reforçar a coesão da Universidade, divulgar o seu património cultural, museológico e científico e projectar o seu nome e projectos de futuro no seio da sociedade.

Como pensámos as comemorações?

Foram seleccionados quatro temas base para as comemorações dos 100 Anos da refundação da Universidade de Lisboa:

100 Pessoas (História)

A Memória e a História da Universidade, Medieval e Contemporânea, através dos seus agentes (Pessoas, Grupos e Instituições).

100 Locais (Património)

O Património histórico da Universidade, através de 100 locais, instalações e objectos, que melhor representem o percurso da Universidade.

100 Lições (Ensino e Cultura)

O contributo formativo e cultural da Universidade, centrando-se na realização de um programa de 100 lições ministradas por antigos alunos.

100 Ideias para o Futuro (Ciência e Inovação)

O pensamento como potencial científico, formativo, cultural e cívico da Universidade.

As comemorações ULis2011 serão uma manifestação da coesão, mas também da diversidade da Universidade de Lisboa, contando simultaneamente com actividades transversais e com acções em várias Unidades Orgânicas, nomeadamente naquelas que comemoram a alteração do seu estatuto próprio, com a passagem a Faculdades em 1911.

Qual é o programa das comemorações?

As comemorações ULis2011 incluirão um programa de publicações impressas, conteúdos multimédia e eventos públicos, cuja organização poderá ser acompanhada através da página web do Centenário em http://centenario.ul.pt/.

2 comentários:

Letícia disse...

Olá amigos, deixo aqui a minha dica:
A Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-POP) recebe até 15 de novembro, propostas de trabalho para a 12ª Reunião Bienal (http://www.mc.unicamp.br/redpop2011/) que acontece no Brasil, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de 29 de maio a 2 de junho de 2011.
Com o tema “A profissionalização do trabalho de divulgação científica”, o encontro aceitará tanto trabalhos de pesquisa, de caráter acadêmico, quanto de profissionais da área, interessados em relatar suas experiências. Cinco eixos temáticos vão nortear a 12ª Reunião: Educação não-formal em ciências; Jornalismo científico; Programas e materiais para museus de ciências: materiais e práticas concretas; Museografia e museologia científica; Público, impacto e avaliação dos programas.

Fluzão Eterno disse...

Tenho um blog sobre curiosidades e gostaria de saber de você se haveria a possibilidade de você me ajudar
colocando o link do meu blog no seu e eu faria o mesmo com o seu,meu nome é Luciano e sou Bombeiro Militar
no Rio de Janeiro,
parabéns pelo trabalho que vem fazendo com seu blog e fico aguardadando sua resposta

Curiosidades
http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

Tenho um blog também sobre bombeiros
Vida de bombeiro
http://www.heroisdavida.blogspot.com/

Mensagens e poemas:
Mensagens
http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

Meu time de coração,Fluminense:
Fluzão
http://fluzaoeterno.blogspot.com/

Visite os meus blogs e veja se pode me ajudar colocando o link de algum deles no seu,um abração

Caso tenha interesse entre em contato comigo pelo email lmturl@gmail.com,mandando mensagem em qualquer blog meu
ou pelo orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=5076013500225631247

MSN; bombeiro_dorio@hotmail.com