quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

AGENDA: Conferência Internacional sobre Colecções e museus de Geociências: missão e gestão


Local: Auditório do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra (ver local no google maps).

Página da conferência: http://sites.google.com/site/geocoleccoes/

Submissão de resumos: até 30 de Março

As colecções geológicas são uma ferramenta essencial em investigação e divulgação do conhecimento em História da Terra e da Vida. Documentam os processos e fenómenos que decorrem na parte mais superficial do planeta e a evolução da vida e são parte integrante da herança cultural e científica da civilização contemporânea. Servem, também, como meio para um melhor conhecimento da infra-estrutura geológica e da base de recursos geológicos, tendo em vista a sua gestão sustentada. Todavia, muitas delas estão sujeitas a ameaças que decorrem tanto da falta de recursos para o seu estudo, conservação e valorização, como da menor vocação das instituições de tutela para a sua preservação.
Com esta conferência pretende-se caracterizar o “estado da arte” no que respeita à gestão deste tipo de colecções, identificar as suas principais oportunidades e ameaças, bem como criar um fórum permanente de discussão e troca de experiências entre os profissionais envolvidos, tendo em vista, a prazo, o estabelecimento de linhas orientadoras de políticas de gestão a nível nacional.

Formato: Palestras por especialistas convidados, comunicações pelos participantes, mesa-redonda final. Visitas opcionais a cargo dos participantes.

Temáticas / secções:

1 - Museus e colecções geológicas universitárias

2 - Museus e colecções de conteúdo geológico na esfera da Administração Central, Regional e Local

3 – Documentação e conservação de materiais geológicos

4 – Museus, Centros de Ciência/Interpretação e divulgação das Geociências

5 – História das colecções

Sem comentários: