segunda-feira, 28 de abril de 2008

Projecto Historiographus


A página do projecto Historiographus, que pretende ser o protótipo de uma enciclopédia electrónica de história das ciências baseada em hipertexto semântico, foi actualizada e encontra-se disponível em

http://www.historiographus.org/

O software em que o protótipo assenta encontra-se finalmente estabilizado. Já utilizamos as última edições do Semantic Mediawiki (SMW) e do Semantic Forms, que atingiram há pouco tempo as primeiras versões estáveis e obrigaram a uma profunda reconversão dos atributos e relações, na passagem da versão 0.7 para a 1.0 do SMW.

A actual versão da ontologia HiSTEMM ainda não foi tornada pública. Fazê-lo obrigaria à detalhada documentação das futuras alterações e esse esforço não faz sentido enquanto todo o desenvolvimento assentar numa única pessoa. No entanto, posso dá-la a conhecer a quem estiver interessado, podendo mesmo encarar a possibilidade de fornecer o acesso ao actual ficheiro OWL. De qualquer forma, a actual estrutura de categorias e propriedades da wiki revela já uma grande (e a mais estável) parte da ontologia.

O projecto Historiographus necessita urgentemente de colaboradores. Necessitamos de historiadores da ciência e de investigadores provenientes das tecnologias da informação, interessados na aplicação da semantic web à história da ciência, para o desenvolvimento da ontologia HiSTEMM.

Também necessitamos de historiadores das ciências, da tecnologia e da medicina, interessados em aplicar essa abordagem a temas concretos. Este convite inclui naturalmente os projectos no âmbito da museologia e do património científico, dada a preocupação em manter um elevado grau de compatibilidade entre o HiSTEMM e a ontologia CIDOC-CRM. Esse trabalho de colaboração pode assumir a forma do desenvolvimento de projectos autónomos dedicados a grupos de pessoas, de organizações ou de ideias científicas específicas.

Este convite à colaboração é dirigido a todos os membros da comunidade de historiadores da ciência. Historiographus pode fornecer a infraestrutura para uma grande variedade de projectos no âmbito da história das ciências, sem que exista qualquer necessidade de filiação directa com o projecto anfitrião ou com as instituições e grupos a que este se encontre ligado. A única condição será necessariamente a adequação desses projectos aos objectivos gerais do Projecto Historiographus, e a sua articulação, interactiva e negociada, com a ontologia definida.

Por favor, contactem-nos em historiographus@historiographus.org

1 comentário:

Porfirio Silva disse...

Peço perdão por entrar assim, mas talvez seja do interesse dos leitores desta casa saber que a conferência “Como as células constroem um corpo sem terem um plano”, integrada no Ciclo “Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais”, é já nesta quarta-feira, 28 de Maio, pelas 17h30. Será proferida pelo Professor Jorge Carneiro, do Instituto Gulbenkian de Ciência. Mais informação (conferencista, comentador, resumo, local) pode ser obtida clicando aqui.