sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

AGENDA: Ciclo de Conferências sobre Ciências Documentais

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em colaboração com o Instituto Cervantes de Lisboa, vai realizar um Ciclo de Conferências sobre Ciências Documentais. As conferências serão proferidas em castelhano e terão lugar no Auditório da Biblioteca Victor de Sá da Universidade Lusófona, situada no Campo Grande, 380-B, Lisboa. A inscrição online pode ser feita aqui.

Programa

19 de Janeiro (sexta-feira): 14h30
Fundamentos dos Estudos Bibliométricos
por Mª Ángeles Zulueta García (Universidade de Alcalá, Madrid)

«A bibliometria é uma disciplina incluída no campo da documentação científica, que tem como objectivo a análise e avaliação da actividade científica mediante a aplicação de técnicas estatísticas aos diferentes elementos bibliográficos, contidos nos documentos científicos. Surgiu como resultado da curiosidade dos próprios investigadores para conhecerem o seu âmbito de trabalho mas hoje converteu-se numa ferramenta muito importante para a tomada de decisões em políticas científicas e para a gestão de bibliotecas especializadas.»

26 de Janeiro (sexta-feira): 14h30
A Biblioteconomia e a Documentação como objecto/s de Investigação
Esperanza Martínez Montalvo (Universidade de Alcalá, Madrid)

«O objectivo de nos familiarizarmos com o conhecimento da área da documentação de um ponto de vista científico, pressupõe uma grande complexidade, uma dificuldade que se manifesta desde as suas origens devido ao carácter multidisciplinar e ao aparecimento de numerosos contributos teóricos que a trataram a partir de perspectivas muito divergentes, dando lugar a definições muito díspares e à utilização de termos muito distintos para a designar. Penetrar no seu entendimento supõe reconhecê-la, não só como uma realidade que tem de ser analisada, medida e compreendida mas também como produto cultural que há que desenvolver e gerir, em constante processo de criação. É um saber que faz parte das características comuns da Ciência e que aplica métodos científicos para a recolha, classificação, ordenação e interpretação dos dados, por forma a chegar aos princípios e às causas mais gerais da actividade científico-informativa da qual se ocupa.»

9 de Fevereiro (sexta-feira): 14h30
A avaliação em Espanha dos Serviços de Informação e Documentação para uma integração no espaço Europeu
Ana Isabel Extremeño Placer (Universidade de Alcalá, Madrid)

«O desenvolvimento de sistemas de garantias de qualidade constitui uma prioridade do espaço Europeu de Educação Superior. Neles de incluem os processos de avaliação da qualidade dos serviços que prestam as Universidades Espanholas, entre os quais destacaremos, pela sua relevância na aprendizagem, docência e investigação, os serviços prestados pelos Centros de Informação e Documentação. A Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA) será órgão responsável por cumprir esses objectivos seguindo as recomendações internacionais que são sustentadas pelo modelo EFQM, desenhado pela própria agência, para tal fim.»

Sem comentários: