terça-feira, 5 de abril de 2005

CONTEÚDOS: Imagens de Arquivos

O contacto com os arquivos documentais é uma experiência de intensidade única. Ser transportado em espírito para uma dada época, através leitura de um texto cujo suporte original se encontra nas nossas mãos é algo difícil de descrever. Mas é algo muito forte, por vezes, mesmo perturbador. Ler e tocar um processo do Santo Ofício, com uma sessão do inventário, saber que o homem que o tocou e redigiu se encontrava na presença do preso, torna-nos sensitivamente - mesmo dolorosamente - conscientes da materialidade do que estamos a estudar.

Curiosamente, este é o tipo de experiência com fontes (mesmo à distância) a que o grande público é mais alheio, menos habituado à visualição de fontes escritas, que à das materiais, muito mais abundantes nos museus. Por isso nos parece particularmente importante chamar a atenção para
a Exposição Conteúdo e Vestimenta: imagens de Arquivos, agora disponível On-Line em:

www.evora.net/apbad/default.htm


A autora dos textos e das fotografias da Exposição é a
Marta Nogueira, licenciada em História e arquivista.

As imagens são muito bonitas. Dão-nos novas perspectivas e visões dos arquivos, dos documentos, da escrita e dos objectos para sua preservação. Não são a mesma coisa que manusear um processo da Inquisição, mas preparam-nos para essa experiência.

Sem comentários: